domingo, 19 de janeiro de 2014

Globo de Ouro 2014

Na noite desse domingo (12) ocorreu o tão esperado Globo de Ouro 2014 que premiou os melhores do ano em cinema e TV. No tapete vermelho, as celebridades deram o que falar com seus modelitos ousados e extravagantes. Mas aqui, eu não quero falar de moda, mas sim dos principais premiados.

Ao todo foram 25 categorias. O filme “American Hustle” – (tradução livre no Brasil: “Trapaça”) – que ainda nem chegou por aqui – venceu nas categorias de Melhor Filme de Comédia ou Musical; Melhor Atriz de Comédia ou Musical para Amy Adams e Melhor Atriz Coadjuvante para Jennifer Lawrence (a queridinha de Hollywood no momento). A belíssima Cate Blanchett confirmou o favoritismo, desbancou Sandra Bullock e levou o prêmio de Melhor Atriz em Filme Dramático por “Blue Jasmine”, de Woody Allen.



Já o dramalhão “Clube de Compras Dallas” premiou dois atores – o que foi surpresa pra muita gente! Jared Leto como Melhor Ator Coadjuvante (merecido? não sei, mas o ator emagreceu 18 quilos para viver um transexual com AIDS – um puta esforço!)  e Matthew McConaughey para Melhor Ator de Drama. (o primeiro prêmio dele numa cerimônia desse porte).

O filme para a TV “Behind The Candelabra”, estrelado por Matt Damon e Michael Douglas, ganhou o prêmio de melhor minissérie ou filme feito para a TV. Michael levou a estatueta de Melhor Ator neste filme. Já na categoria de Melhor Ator em Filme Cômico ou Musical, Leonardo DiCaprio levou o prêmio por “O Lobo de Wall Street”. O ator dedicou boa parte de seu discurso para homenagear o diretor do longa Martin Scorsese. (uma bela puxação de saco, eu diria!)

O prêmio de Melhor Diretor foi para o mexicano Alfonso Cuarón, pelo filme “Gravidade”. Digno de aplausos. Já “Breaking Bad” levou o prêmio de Melhor Série Dramática. E Bryan Cranston, o Walter White, finalmente foi consagrado como melhor ator dessa série. Ufa!

Na parte musical da cerimônia, a banda U2 levou o prêmio de Melhor Canção Original com a música “Ordinary Love”, do filme Mandela: Long Walk to Freedom. (o que pra mim já era esperado!).




O Globo de Ouro de Melhor Roteiro foi para “Ela” (que também não chegou ao Brasil ainda), filme de Spike Jonze, o mesmo de Quero Ser John Malkovich e Onde Vivem os Monstros. “Ela” narra a história de um homem solitário vivido por Joaquin Phoenix, que se apaixona pela voz de um dispositivo eletrônico, dublado por Scarlett Johansson. Dizem que é um filme denso e forte. Foi muito bem aplaudido pela crítica americana.

O longa “12 Anos de Escravidão”, de Steve McQueen, levou o mais importante prêmio da noite, na categoria de Melhor Filme Dramático.

A propósito, em termos de filmes de alta qualidade e atuações excelentes, eu só tenho uma coisa a dizer depois que o Globo de Ouro deu um pontapé inicial para a vitória de grandes produções cinematográficas… Que venha o Oscar! =)

Nenhum comentário: